A tecnologia têxtil avançou muito nos últimos anos. Com isso o consumidor ganhou produtos com as mais diversas composições, tudo pensando no conforto e na praticidade do dia a dia.
Entretanto, cuidar de tantas peças com composições diferentes, é uma questão que levanta muitas dúvidas:
- Lavo ou não junto com outras peças?
- Posso deixar de molho?
- Lavo com água quente ou fria?
Para qualquer peça, vale sempre a regra de ouro: seguir as instruções de lavagens da etiqueta do produto. Entretanto, preparamos algumas dicas essenciais para você conhecer um pouquinho mais sobre as composições e como cuidar e conservar as peças, sem abrir mão do conforto e da durabilidade!
Algodão!
Enxoval em algodão é sinônimo de conforto e durabilidade, mas devemos sempre estar atentos, pois na primeira lavagem o algodão tende a encolher, principalmente se lavado e secado em altas temperaturas.
Por isso, sempre observe o que diz na etiqueta na hora da lavagem.
Linho!
Verifique as etiquetas das peças de roupa antes de colocá-las na máquina de lavar. Algumas peças exigem lavagem à seco e outras somente à mão.
O linho é muito confortável, porém, encolhe e amarrota facilmente.
Nunca deve ser lavado a altas temperaturas nem centrifugado. Para desamassar, passe o ferro quente.
Poliéster!
Produtos que tenham em sua composição 100% Poliéster, podem ser lavados na máquina normalmente.
A vantagem desse tecido é que sua secagem é super rápida e não precisa passar.
Evite colocar peças com composições diferentes para evitar o atrito durante a lavagem e ocasionar bolinhas no tecido.
Seda!
É essencial o cuidado na hora de lavar tecidos de seda. Devido ser muito fino, pode ocorrer linhas puxadas, então a orientação é que lave a peça à mão, usando de preferência produtos neutros.
Enrole a peça em uma toalha para espremer a água e, depois, pendure para secar.
Para passar, o ferro deve estar morno e com o tecido pelo avesso.
Cobertores e Edredons!
A lavagem dessas peças pode ser realizada em casa, desde que a máquina suporte o peso das peças.
Deixe o edredom ou cobertor de molho antes de colocá-lo na máquina. Use sabão líquido ou dissolva antes o sabão em pó para não ficar resíduos nos produtos e ocasionar manchas.
Importante saber: Se tiver um cobertor de pelo, é natural que nas primeiras lavagens alguns saiam, isso porque esse tipo de produto passa por uma máquina onde os pelos são cortados para se igualar. Após isto é feito a sucção dos excessos, mas ainda sim fica um pouco do conteúdo solto no produto, ocasionando assim a perda desses pelos na lavagem.
Simbologia de Cuidados para Conservação dos Produtos na Lavagem!
Na hora de lavar roupas, seguir as orientações da etiqueta é fundamental para a sua conservação.
Muitas vezes nos deparamos com etiquetas cheias de símbolos e difíceis de entender, então, para não danificarmos as peças, confira abaixo os símbolos universais que indicam como um tecido pode ser lavado.
Lavagem de Produtos Têxteis!
A tina simboliza o tratamento doméstico de lavagem pelo processo manual ou mecânico.
Ela é usada para transmitir informações referentes à temperatura máxima de lavagem, bem como os demais processos de lavagem, como mostrado na tabela abaixo:
Alvejamento!
O triângulo simboliza o processo de alvejamento, como mostrado abaixo:
Secagem em Tambor!
O círculo em um quadrado representa o tambor de secagem utilizado depois da lavagem. A temperatura máxima é indicada por um ou dois pontos colocados dentro do símbolo, como mostra a tabela abaixo:
Secagem Natural!
A simbologia mostrada abaixo, significa secagem natural. O quadrado com três linhas verticais em seu interior representa a secagem por gotejamento, onde o artigo têxtil é pendurado molhado, podendo ou não ser estendido ou alisado, em ambiente externo ou interno, após a extração do excesso de água:
Passadoria!
O ferro simboliza a passadoria a ferro doméstico e o processo de prensagem, com ou sem vapor, a temperatura máxima é indicada por um, dois ou três pontos inseridos dentro do símbolo, como mostra a tabela abaixo:
Limpeza Profissional!
O círculo simboliza a limpeza a seco e os processos de limpeza a úmido para artigos têxteis (excluindo o couro genuíno e peles), executados por profissionais. Fornece informações relativas a diferentes processos de limpeza estão descritos na tabela abaixo. O uso do símbolo de limpeza a úmido deve ser opcional:
Com essas dicas, agora você pode lavar suas roupas sem medo de errar!
Blog Mix Lar, o mais completo com dicas em Cama, Mesa, Banho e Decoração!